Nova gestão assume o Sesc Taubaté com foco em cultura e integração comunitária

Ana Flávia da Cruz Sousa Miranda é a nova gerente do Sesc Taubaté: conheça sua trajetória e planos para a instituição.


O Sesc Taubaté inicia o ano de 2026 sob nova liderança. A partir de 2 de janeiro, Ana Flávia da Cruz Sousa Miranda assume a gerência da unidade, trazendo uma trajetória de quase 30 anos dedicada ao Serviço Social do Comércio.

Experiência e vínculo com a região

Ana Flávia da Cruz Sousa MirandaAna Flávia da Cruz Sousa Miranda (Foto : Arquivo)

Com 28 anos de atuação no Sesc, Ana Flávia construiu uma carreira sólida, passando por diferentes unidades do estado, como Bertioga, Bauru, Campinas, Catanduva e Araraquara. Em Taubaté, esta será sua terceira passagem, o que reforça sua familiaridade com a realidade local e com as demandas da comunidade.

Graduada em Educação Física e com especializações em Neurociência e Gestão Cultural, a nova gerente alia formação técnica a uma visão humanizada do trabalho social. De origem familiar ubatubana, mantém laços afetivos com o Litoral Norte paulista desde a infância.

Desafios da nova gestão

À frente do Sesc Taubaté, Ana Flávia terá o desafio de ampliar e qualificar a programação nas áreas de cultura, esporte, educação e lazer, fortalecendo o diálogo com a população e mantendo o alinhamento com os valores institucionais do Sesc. A chegada da nova gerente ocorre em um momento estratégico, após a recente modernização da unidade, concluída em abril de 2025.

O papel social do Sesc

Fundado em 1946 por iniciativa do empresariado dos setores de comércio, serviços e turismo, o Sesc é uma entidade privada de finalidade pública, voltada à promoção da qualidade de vida dos trabalhadores desses segmentos, seus dependentes e a sociedade. No estado de São Paulo, a instituição conta com 43 unidades e desenvolve ações em áreas como educação, cultura, saúde, turismo social, sustentabilidade, diversidade, acessibilidade e alimentação, além do programa Sesc Mesa Brasil, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Trajetória do Sesc em Taubaté

A história do Sesc na cidade teve início em 1948, com a inauguração do Centro Social Orval Cunha, no centro urbano. Em 1988, a unidade foi transferida para o atual endereço, na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, consolidando-se como referência regional em atividades culturais, esportivas e educativas.

Estrutura modernizada

A inauguração do novo prédio, em 26 de abril de 2025, marcou uma nova etapa para o Sesc Taubaté. Entre os destaques da ampliação estão um teatro com 255 lugares e palco reversível para apresentações externas com capacidade para até 2.500 pessoas, nova comedoria com áreas internas e externas, espaço de saúde bucal ampliado com quatro consultórios e o Espaço de Brincar, voltado a bebês e crianças de até seis anos. As melhorias reforçam o compromisso da instituição em oferecer infraestrutura moderna e experiências diversificadas ao público.