Novos conselheiros tutelares são empossados em Pindamonhangaba

São dez conselheiros que vão atender nas unidades do Alto do Cardoso e de Moreira César


Foram empossados nesta sexta-feira, dia 10, os novos conselheiros tutelares de Pindamonhangaba, eleitos em 2019 para o mandato 2020/2024. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba e contou com a presença de autoridades legislativas, judiciais e representantes das entidades sociais e conselhos municipais, além de munícipes que foram prestigiar os novos conselheiros.

Na cerimônia foram empossados dez conselheiros tutelares, que foram elegidos através de votos da população de Pinda. Porém para chegarem à etapa da votação os candidatos passaram por um processo seletivo com diversos requisitos. "No início do processo eles passam por teste psicotécnico, teste de conhecimento, então existe toda uma avaliação de documentação, vários requisitos a serem provados, para que então, eles possam participar da eleição", explica Helison de Oliveira, presidente do Conselho Municipal do Direito das Crianças e dos Adolescente (CMDCA).

Juliana Bertoloni estará mais uma vez no cargo de Conselheira Tutelar. Esse será seu segundo mandato e para ela estar em um trabalho como esse é gratificante. "Isso é algo de coração, uma questão de vocação. Acredito que nada seja por acaso e nós somos capacitados para essa tarefa", conta Juliana sobre a responsabilidade de ser Conselheira Tutelar. Ainda sobre o trabalho de ser voz e amparo para crianças e adolescentes, ela afirma que há cada vez mais consciência sobre o assunto e que os cidadãos têm procurado o serviço. "Pindamonhangaba têm evoluído muito em relação aos direitos da criança e do adolescente e isso é algo muito valioso para nós que somos conselheiros, por vermos essa conscientização", ressalta.

Na solenidade esteve presente também o Prefeito Dr. Isael Domingues. Para ele a posse de dez conselheiros significa uma ampliação no acolhimento de crianças e adolescentes em situação vulnerável. "Os conselheiros realizam um trabalho muito importante, porque são eles quem fazem esse primeiro acolhimento, quem fica a frente dessa situação de vulnerabilidade. E tenho certeza de que eles irão realizar essa tarefa muito bem, contando com a ajuda da população", conclui Dr. Isael.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por priorizar os direitos das crianças e dos adolescentes, e é regido pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069, do dia 13 de julho de 1990. Na cidade, o Conselho Tutelar funcionava apenas com uma sede, situada no bairro Alto do Cardoso, a partir deste ano passaram a ser duas, já que os atendimentos na recém-inaugurada unidade de Moreira César terão início este ano. A ampliação no número de sedes e de conselheiros, de cinco para dez, se deve ao fato uma normativa. Um município deve ter sempre uma sede do Conselho Tutelar, porém a cada 100 mil habitantes é necessária uma unidade e a partir dessa quantia é preciso uma segunda unidade e, por consequência, dobra-se o número de conselheiros. Pinda tem pouco mais de 168 mil habitantes.

Para o mandato que se inicia agora em 2020 foram empossados os conselheiros: Maria Helena dos Santos Vila Nova, Juliana Bertolino, Cristiana Oliveira, Ana Carolina Honorato Silva, Desirée Alves Moreira, Patricia Garcez, Rodolfo Rocha, Tatiana Derrico, Luciana Ferreira e Regina Faria.

Confira a galeria de fotos do evento