De janeiro a setembro de 2025, o número de tomografias realizadas no Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté) mais que triplicou. No período, foram 5.908 exames de imagem, contra 1.610 realizados em 2024 ? um aumento de quase 270%, que reflete diretamente na qualidade e agilidade dos atendimentos prestados à população.
Somente em setembro de 2025 foram 1.509 exames. O crescimento expressivo é resultado de tratativas entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté e a Organização Social responsável pela gestão do hospital, que passou a assumir as tomografias solicitadas pelas unidades de urgência e emergência do município.
Com isso, as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) ganharam em agilidade, precisão e qualidade nos atendimentos, já que os exames acompanhados de laudo técnico auxiliam e norteiam o diagnóstico médico.
As tomografias computadorizadas são realizadas para pacientes internados, atendimentos ambulatoriais e casos encaminhados pela Prefeitura de Taubaté, incluindo os setores de Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, Pronto-Socorro Infantil e as Upas.