A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Ponto MIS - Museu da Imagem e do Som e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, promoveu na terça-feira (26) a oficina "Cine Celular", realizada no Instituto IA3, no bairro Feital.
Ministrada pelo cineasta Diaulas Ullysses, a atividade teve quatro horas de duração e reuniu jovens atendidos pelo Instituto IA3 e participantes da comunidade, proporcionando um mergulho no universo cinematográfico a partir do uso de celulares. Durante a oficina, os alunos aprenderam conceitos básicos de audiovisual, exploraram linguagens narrativas e vivenciaram a criação de imagens e vídeos de forma prática.
Segundo o coordenador do Estação Cidadania, Claudio Gaude, a iniciativa foi muito bem recebida:
"A atividade foi muito produtiva. Os jovens puderam vivenciar esse universo de forma lúdica e debater sobre os temas trabalhados. Para nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, foi uma inovação levar a oficina para um bairro em que o acesso aos bens culturais ainda é mais restrito. Essa descentralização é fundamental para ampliar oportunidades."
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Cultura e Turismo com a democratização do acesso à cultura, levando formação e experiências criativas para diferentes regiões da cidade.