Operação Inverno reforça segurança na Serra da Mantiqueira até agosto
Ação reúne 680 profissionais das forças de segurança para atender o aumento do fluxo de turistas em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.
Campos do Jordão deu início nesta quarta-feira (24) à Operação Inverno 2026, que vai reforçar a segurança pública durante a temporada mais movimentada do turismo na Serra da Mantiqueira. A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é receber cerca de 2,2 milhões de visitantes até agosto.
A operação contará com a atuação integrada de diferentes órgãos de segurança e seguirá até o dia 2 de agosto. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 500 policiais militares estarão mobilizados para atender não apenas Campos do Jordão, mas também os municípios de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.
O reforço inclui equipes de Radiopatrulha, Força Tática, Ronda Ostensiva com Motocicletas (Rocam), Ronda de Apoio (RA), além do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), com apoio do Canil, Cavalaria e do helicóptero Águia. A operação também contará com a participação de 64 alunos-oficiais da Academia do Barro Branco.
Além da Polícia Militar, participam da ação a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. O trabalho será apoiado por câmeras de monitoramento e drones, utilizados principalmente na prevenção de furtos e roubos em áreas com grande concentração de pessoas.
A Polícia Civil também terá esquema especial durante a temporada. De acordo com o Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-1), 180 agentes reforçarão o efetivo na região, incluindo seis delegados, para agilizar o atendimento de ocorrências e fortalecer as investigações.
A Operação Inverno é realizada anualmente para garantir mais segurança aos moradores e turistas durante o período de maior movimento na região serrana, considerada um dos principais destinos turísticos do país durante os meses mais frios do ano.