Paratleta taubateano Alessandro da Silva conquista prata no Mundial de Atletismo Paralímpico na Índia

Com marca de 40,14 metros no lançamento de disco F11, atleta garantiu seu sexto pódio mundial e encerrou com chave de ouro a participação de Taubaté na competição.


O paratleta Alessandro da Silva conquistou nesta sexta-feira (3) a medalha de prata no lançamento de disco F11 durante o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Nova Deli, na Índia.

Com a marca de 40,14 metros, Alessandro, que compete na classe F11 (para deficientes visuais), garantiu a segunda colocação e mais uma vez colocou seu nome entre os principais atletas do mundo na modalidade. O ouro ficou com o iraniano Hassan Bajoulvand, que atingiu 41,70 metros, e o bronze com o espanhol Álvaro Cano, que registrou 39,28 metros.

Este é o sexto pódio mundial de Alessandro em cinco participações em campeonatos mundiais. O atleta já conquistou três títulos no lançamento de disco (Londres 2017, Dubai 2019 e Paris 2023) e soma ainda duas medalhas no arremesso de peso: bronze em Dubai e prata em Paris.

Com o resultado de Alessandro, os atletas de Taubaté encerram a participação no Mundial da Índia com duas medalhas de prata. Na última segunda-feira (29), André Rocha já havia conquistado o vice-campeonato no lançamento de disco F52, classe destinada a atletas cadeirantes.

A equipe de paratletismo de Taubaté recebe apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, e recursos do Fadat (Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté), que contribui para a estrutura e preparação dos atletas de alto rendimento e fortalece o esporte paralímpico no município.