Perfil psicológico ajuda na formação de equipes de venda

Perfil comportamental do funcionário contribui para a otimização do trabalho e obtenção de melhores resultados no setor de vendas


Em um ambiente perfeito, deveríamos ser capazes de trabalhar somente com aquilo que nos traz certo conforto e temos interesse, dessa forma, transformando o

trabalho em algo mais leve. Rotinas de trabalho desgastantes e desinteresse levam funcionários à desmotivação.

No setor de vendas, que demanda diferentes perfis de funcionários para uma otimização eficiente do trabalho, essas situações podem perdurar por muito tempo

caso o próprio funcionário ou o seu gestor não percebam essa falta de vínculo entre o profissional e a sua área de atuação.

Buscando resolver problemas como esses, empresas estão investindo em uma abordagem psicológica para traçar um perfil de seus funcionários, a metodologia DISC.

O que é a metodologia DISC?

Baseada nos estudos do americano William Moulton Marston, a metodologia DISC busca traçar o perfil, medir estilos comportamentais, utilizando-se de quatro fatores importantes: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Das iniciais em inglês destas palavras, surgiu a sigla DISC.

Apresentando uma média de 99% de precisão nos resultados dos perfis comportamentais, a DISC detecta as características das pessoas, como forças, motivações, forma de gerenciar e de se comunicar.
Entre as suas principais 
aplicações, a metodologia vem sendo usada para autoconhecimento, aumento de produtividade e gestão de pessoas.

DISC aplicada em Equipes de Vendas Buscando aproveitar da melhor maneira as competências individuais de cada funcionário, as equipes de vendas já vêm utilizando a metodologia DISC para elaboração de uma gestão comercial mais eficiente das empresas.

Com um setor que exige cada vez mais dinamismo de seus funcionários, os gestores de vendas já entenderam que é necessário se traçar o perfil de cada profissional da equipe, para que ele seja encaminhado para a vaga de trabalho mais adequada as suas habilidades.

Pensando nessa demanda de mercado, o Instituto Brasileiro de Vendas (IB Vendas) elaborou um curso voltado para o público que busca essa formação como analista comportamental.

Com o objetivo de levar o participante a entender como o seu perfil e os de seus colaboradores/clientes funcionam, por meio da metodologia DISC, o curso permite aos seus integrantes aplicar esse conhecimento em seu desenvolvimento pessoal e na gestão de equipes, melhorando a produtividade de seus times.

Com a aplicação desses conceitos no mercado de vendas, é possível aprimorar o funcionamento das equipes de trabalho e potencializar os rendimentos pessoais e profissionais de cada funcionário, trazendo assim, benefícios para todos os envolvidos.