A Prefeitura de Pindamonhangaba está conhecendo novas tecnologias voltadas ao conceito de cidades inteligentes durante uma agenda oficial na China, com foco em ampliar e qualificar as ações do programa Pinda Smart. A missão internacional conta com a participação de outros municípios brasileiros e ocorre sem custos para o município, incluindo hospedagem e passagens aéreas.
Durante a visita, a comitiva esteve no Shenzhen Longgang Smart Center, um núcleo tecnológico do projeto de cidade inteligente no distrito de Longgang, em Shenzhen, na China. O espaço funciona como um centro de operações urbano, integrando coleta de dados, análise, monitoramento em tempo real e apoio à tomada de decisões, auxiliando áreas como gestão urbana, segurança pública e serviços governamentais.
O coração do sistema é uma plataforma integrada de big data e inteligência artificial, capaz de agregar e processar grandes volumes de informações provenientes de múltiplas fontes urbanas. "Conhecemos todo o monitoramento e sensores distribuídos que permitem acompanhar e responder automaticamente a eventos e padrões de comportamento, como fluxo de veículos, condições ambientais ou possíveis riscos de segurança", explicou o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Leite.
Outra agenda importante ocorreu na empresa Santachi Video Technology (Shenzhen) Co., Ltd., referência na indústria de segurança eletrônica da China. A empresa atua no desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos de vigilância por vídeo e componentes eletrônicos avançados, com forte presença em soluções de monitoramento urbano e sistemas de segurança.
Fundada oficialmente em meados dos anos 2000, a Santachi tem forte foco em pesquisa e desenvolvimento, investindo continuamente em inovação tecnológica e em equipes técnicas altamente qualificadas, com especialistas em design industrial, algoritmos de vídeo, sistemas embarcados e desenvolvimento de software e hardware.
A estrutura técnica da empresa inclui laboratórios em Shenzhen, como o Laboratório de Óptica de Vídeo e o Laboratório de Big Data de Vídeo, reconhecidos como centros de referência em tecnologia de imagem e análise avançada de vídeo.
Embora o mercado chinês seja seu principal foco, a Santachi exporta seus produtos para diversas regiões do mundo, como Sudeste Asiático, Oriente Médio, América do Norte e outros mercados internacionais. Seus equipamentos já foram utilizados em projetos de grande escala, incluindo redes de segurança urbana, monitoramento de rodovias e sistemas de CCTV corporativos.
Para o prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, a agenda internacional representa um avanço estratégico para o município. "Estamos em Shenzhen, a capital mundial da tecnologia, representando Pindamonhangaba e trazendo muitas novidades para nossa cidade, que vive um momento de grande transformação e crescimento acelerado. Estamos consolidando parcerias inéditas e aprendendo com quem está anos-luz à frente em inovação, especialmente para avançar projetos como o Smart Pinda, com tecnologias que ampliarão a segurança e a qualidade de vida. Seguimos trabalhando intensamente, com custo zero para o município, absorvendo conhecimento e fortalecendo iniciativas que beneficiarão Pindamonhangaba e toda a região do Vale do Paraíba", destacou.