Pindamonhangaba participou ainda ontem (26) do lançamento do Programa "Crie Políticas Públicas", na sede do Sebrae-SP, na capital paulista. A cidade foi representada pelo secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Alcemir Palma, e pela diretora de Cultura Rebeca Guaragna.
A iniciativa pioneira foi criada pelo Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP, para auxiliar dirigentes municipais de cultura de todo o Brasil, de forma totalmente gratuita, a utilizar e operacionalizar a Lei Paulo Gustavo, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e sistemas municipais de cultura, criando um ambiente favorável para a implementação de políticas públicas com foco nos negócios criativos do país.
O lançamento contou com um painel que discutiu o "Desenvolvimento Local e Investimento Público em Cultura e Economia Criativa", com a participação de municípios que receberam o programa piloto em janeiro. O Programa oferecerá três soluções para os gestores culturais municipais: consultoria técnica customizada, orientação técnica individual e orientação coletiva.
"Por meio das Orientações Técnicas Individuais ou Coletivas, poderemos, junto ao Sebrae, sanar algumas dúvidas, principalmente as relacionadas à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, a qual prevê repasses de aproximadamente R$ 3 bilhões durante cinco anos e trará oportunidade para fomentar a cultura e a cadeia criativa dos municípios brasileiros", explicou o secretário de Cultura e Turismo de Pinda, Alcemir Palma.