Pindamonhangaba prevê recapeamento de 99 ruas em cerca de 20 bairros

Abertura das propostas de licitação ocorre nesta semana e investimento estimado chega a R$ 20 milhões.


A Prefeitura de Pindamonhangaba deu início, nesta semana, à abertura das propostas da Concorrência Pública nº 17/2025, que tem como objetivo executar obras de recapeamento asfáltico em 99 ruas e avenidas espalhadas por aproximadamente 20 bairros do município. A medida busca melhorar as condições de tráfego, ampliar a segurança viária e contribuir para a valorização urbana.
 
 
O projeto, coordenado pela Secretaria de Obras e Planejamento, prevê a recuperação de mais de 47 quilômetros de vias públicas. O investimento estimado é de cerca de R$ 20 milhões. O contrato com a empresa vencedora terá duração de 12 meses e inclui serviços de fresagem do asfalto antigo, aplicação de nova camada asfáltica e implantação de sinalização viária vertical.
 
Entre as vias contempladas estão corredores importantes para o deslocamento entre bairros, como a avenida Gastão Vidigal, na Cidade Nova, a avenida João Francisco da Silva, no Feital, e a Estrada Municipal do Una, que liga o Anel Viário ao bairro Cidade Jardim. O cronograma também inclui ruas dos bairros Quadra Coberta, Campo Alegre, Santana, Vale das Acácias, Parque São Domingos, Vila Verde, Centro, Bosque, Laerte Assumpção, Jardim Aurora, Crispim, Socorro, Parque das Nações, Alto Cardoso e Parque Ipê.
 
Segundo o secretário de Obras e Planejamento, engenheiro Mateus Moraes, o planejamento da licitação começou no ano passado. A expectativa da administração municipal é assinar o contrato em fevereiro, caso não haja recursos ou impugnações, para que as obras tenham início ainda no primeiro trimestre do ano.