Polícia Ambiental flagra caça ilegal em trilha do Núcleo Santa Virgínia, em São Luís do Paraitinga
Como resultado da ocorrência, foi elaborado um auto de infração ambiental no valor de R$ 8 mil, com agravante por ter ocorrido em uma Unidade de Conservação de proteção integral.
A Polícia Militar Ambiental flagrou um grupo envolvido em atividade de caça ilegal dentro do Núcleo Santa Virgínia, em São Luís do Paraitinga (SP), no domingo (13). A ação ocorreu após denúncia anônima sobre movimentações suspeitas na trilha conhecida como "Palmital", localizada em área de proteção integral.
Durante patrulhamento preventivo, os policiais ambientais - acompanhados por dois guarda-parques - percorreram vários quilômetros de trilha até avistarem dois homens. No momento da abordagem, os suspeitos soltaram dois cães da raça Beagle Americano, utilizados para caça. Os animais foram posteriormente capturados pelos guardas-parques.
Ao serem questionados, os homens informaram que havia mais duas pessoas em uma barraca nas proximidades. No local indicado, a equipe encontrou dois menores de idade, com os quais nada de ilícito foi encontrado.
Todos os envolvidos foram conduzidos ao Plantão da Polícia Judiciária de Taubaté. Os dois maiores foram ouvidos e liberados após assinarem um termo de compromisso para comparecerem em juízo quando convocados. A Polícia Civil realizou a apreensão dos cães utilizados na prática ilegal.
Como resultado da ocorrência, foi elaborado um auto de infração ambiental no valor de R$ 8 mil, com agravante por ter ocorrido em uma Unidade de Conservação de proteção integral, conforme o artigo 52 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).