Os adoçantes naturais surgiram como uma alternativa natural e mais saudável para pessoas que não podem ou que optaram por não consumir o açúcar branco.
Os adoçantes em geral possuem em sua composição o edulcorante como princípio ativo, que pode ser tanto artificial como natural. O edulcorante artificial, como o aspartame por exemplo, ao ser metabolizado pode causar sérios danos à saúde.
Por isso, médicos passaram a optar e indicar o uso dos adoçantes naturais que são feitos por meio de plantas e alimentos de origem animal, que não passam por nenhuma alteração química.
A maioria dos nutricionistas também passaram a indicar os adoçantes naturais como grandes aliados da dieta, redutores de peso e da vontade pelo açúcar.
Stevia
A stevia é uma das opções mais indicadas e mais saudáveis para se usar. Originária do Brasil e do Paraguai, ela tem o poder de adoçar muito mais que qualquer adoçante sem adicionar nenhuma caloria à sua dieta.
Como grande diferencial, ela possui propriedades que todos devem consumir diariamente e que o açúcar branco não possui, como o ferro, cálcio, zinco, potássio, fósforo, fibras e vitaminas A e C.
Aliada contra doenças como diabetes, a stevia auxilia nas ações antioxidantes e na capacidade de produzir insulina no organismo.
Ela ainda possui um sabor bem próximo ao do açúcar e pode ser usada em temperaturas bem altas, para pratos feitos no fogo.
Xylitol
O xylitol é um adoçante natural encontrado na madeira e em vegetais, como milho. Assim como a stevia, o xylitol possui a propriedade de substituir o açúcar branco, tem poucas calorias e também pode ser utilizado para os diabéticos.
Além de servir para adoçar, ele também é utilizado em produtos farmacêuticos e de saúde bucal. Como um álcool obtido da glicose e da frutose, ele é eficiente no combate à cárie, sinusites e infecções de ouvido.
Outro benefício é o tratamento da osteoporose, estimulando a melhor absorção do cálcio, permitindo que o sangue passe pelos ossos.
Além de ser ideal para pessoas que querem emagrecer porque tem cerca de 40% menos calorias é indicado para diabéticos, obesos e outras pessoas com problemas metabólicos.
Vale lembrar, que para uso de qualquer tipo de adoçante natural ou artificial é necessário consultar um médico ou nutricionista e verificar qual o mais indicado para seu organismo.