O Conselho Municipal de Educação (CME) prorrogou as inscrições para interessados concorrerem à eleição que resultará em sua nova composição. O novo prazo vai até sexta-feira, dia 28, conforme a 1ª retificação do edital nº 01/2024.
Por isso, a data prevista para a eleição também foi alterada e agora acontece nos dias 3 e 4 de julho - a novidade é que, este ano, o pleito ocorrerá em duas datas, facilitando a participação dos eleitores. A votação continua online por meio de links divulgados no site da Prefeitura durante os dias mencionados.
Dentre as atribuições, compete ao CME: fixar diretrizes para a organização do sistema municipal de ensino; colaborar com o poder público municipal na formulação da política e na elaboração do Plano Municipal de Educação; pronunciar-se no tocante à instalação e funcionamento de estabelecimento de ensino de todos os níveis situados no Município.
Serão eleitos um representante dos professores da Rede Municipal de Ensino, um representante das Associações de Pais e Mestres e um representante do Ensino Particular do Município ou Instituições de Apoio a Educação, ONGs; filantrópicas ou entidades que mantenham convênio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, além de um suplente para cada categoria.
A participação junto ao CME é ato de exercício de cidadania, favorecendo a atuação deste segmento como força política na procura de soluções para os conflitos educacionais.
Confira os links de inscrição:
Para os representantes das Associações de Pais e Mestres (APMs) (Deve constar assinatura do presidente da mesma no anexo, além da do próprio candidato): clique aqui.
Para os representantes do Magistério (Deve constar assinatura do gestor da unidade no anexo, além da do próprio candidato): clique aqui.
Para os representantes do ensino particular, entidades de apoio a educação, entidades filantrópicas, ONGs e entidades que mantenham parceria com a secretaria municipal de educação (deve ser anexado, além do anexo II deste edital, ofício em com timbre da entidade, assinado pelo gestor ou presidente da entidade), clique aqui.