A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Organização Social Pão Nosso - Renascer, reforçou as abordagens sociais a partir do dia 1º de julho, com a Operação Inverno. A ação tem o objetivo de ofertar às pessoas em situação de rua, acolhimento apropriado, durante a estação mais fria do ano, por meio dos serviços no Centro de Abordagem Social - Casa de Passagem.
O trabalho consiste em fazer com que as pessoas em situação de rua recebam um acolhimento humanizado, que faz toda a diferença neste momento, com tratamento adequado, em ambiente seguro, evitando doenças causadas por exposição ao tempo frio, e até mortes. Se necessário, também é acionado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo 192.
O serviço de acolhimento no Município foi ampliado e atualmente oferece 30 vagas. Nesta operação de inverno foi montado uma estrutura com mais 10 vagas para pernoite. Os acolhidos no dia seguinte passam por triagem e acompanhamento com a equipe técnica do local (assistente social e psicólogo) em busca de fortalecimento de vínculos e apoio para outros diversos serviços da rede municipal como atendimento à saúde e regularização de documentos quando solicitado por estas pessoas.
As equipes técnicas farão rondas diárias durante o dia em locais do município já mapeados pelos técnicos ou locais de denúncias recebidas pelo canal de comunicação.
Das 20h até 22h, a Defesa Civil ficará de prontidão para ocorrências e telefonemas emergenciais pelo número 199. Das 22h às 6h, havendo ocorrência, deve ser acionado a GCM - Guarda Civil Municipal pelo Centro de Operações Integradas (COI) pelo telefone 153 ou 3655-4617 (WhatsApp). Para os atendimentos emergenciais, a Guarda Civil acionará a ambulância da Fusam.
O Centro de Abordagem - Programa Renascer, funciona todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, 24 horas por dia, na Rua João Moreira da Costa, 167 - Vila Resende. O telefone para contato é (12) 3652-9242.
Quem desejar colaborar com a Operação Inverno, doando agasalhos, cobertores, meias, calçados e toalhas, pode entrar em contato com o Centro de Abordagem Social - Casa de Passagem, pelo telefone (12) 3652-9242. A maioria da população em situação de rua é masculina.