Prefeitura de Pindamonhangaba abre processo disciplinar para investigar suposto desvio de tintas de trânsito

Material foi encontrado em imóvel de Moreira César; Polícia Civil investiga o caso com apoio da perícia científica.


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Administração, abriu Processo Administrativo Disciplinar no último dia 6 de outubro, em desfavor de um servidor público supostamente envolvido em irregularidade na distribuição de tintas de trânsito.

Na manhã da sexta-feira (3), após receber denúncias, a Prefeitura iniciou imediatamente a apuração de um suposto desvio de tintas da Secretaria de Mobilidade e Trânsito. O secretário da pasta, José Vidal de Souza França Filho, acionou o delegado titular do 2º Distrito Policial de Moreira César, Dr. Miguel Jacob, para dar início à investigação.

Ainda na sexta-feira, foram encontradas 25 latas de tinta e uma de solvendo em um imóvel no Distrito de Moreira César. O material, destinado à pintura de trânsito, foi localizado em uma residência particular.

A pedido da Prefeitura, foi registrado boletim de ocorrência pela Polícia Civil, que começou a ouvir testemunhas e o suposto envolvido, além de iniciar a perícia científica sobre o caso. Uma pessoa chegou a ser presa em flagrante pelo crime de peculato (cometido por servidor público), mas foi liberada após audiência de custódia.

Os gestores de trânsito de Pindamonhangaba estão fornecendo informações detalhadas sobre a distribuição e uso das tintas, para que a Polícia Civil possa ampliar o trabalho investigativo e identificar eventuais responsáveis.

Assim que tomou conhecimento da situação, o prefeito Ricardo Piorino determinou a imediata abertura do Processo Administrativo Disciplinar, reforçando o compromisso da gestão com a transparência, a apuração dos fatos e a responsabilização de possíveis infratores.