Prefeitura de Pindamonhangaba assina contrato de retomada das obras da creche do Parque das Palmeiras

A obra tem previsão para ser entregue no segundo semestre de 2020


Nesta terça-feira (7) foi realizada a assinatura do contrato para retomada das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) - nova denominação de creche - do Parque das Palmeiras, na Prefeitura de Pindamonhangaba. Estiveram presentes o prefeito Dr. Isael, o vice-prefeito Ricardo Piorino, a secretária de obras e planejamento Marcela Dias, o representante da empresa PS Engenharia, que assume a obra, Pedro Yoshimoto e moradores do bairro que receberá a nova creche.

A construção do CMEI foi iniciada em 2016, ainda no mandato anterior, mas por falta de repasses do Governo Federal não foi possível para a empresa vencedora da licitação levar a obra adiante. A partir de então a construção da creche ficou paralisada por conta de trâmites jurídicos para que outra empresa assumisse a obra, no caso, a segunda colocada na licitação, a PS Engenharia.

Com a assinatura do contrato para a retomada das obras a construção do CMEI deverá ser reiniciada ainda essa semana, segundo Marcela Dias, secretaria de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Parque das Palmeiras, Reinaldo Silva Santos, a creche no bairro representa enorme melhoria para a área, além de trazer conforto e segurança para mães e crianças. "Ficamos muito contentos quando avisaram sobre a retomada, porque é necessária uma creche no bairro. O Parque das Palmeiras ter mais de três mil moradores e sem uma creche as crianças têm que ir para a escola do bairro vizinho, o Morumbi, e com isso precisam atravessar a rodovia, que acaba sendo um risco muito grande", afirmou o presidente da associação.

O prefeito Isael Domigues considera a construção do CMEI de grande importância para o bairro. "Agora com a creche, o centro comunitário, a área passa a ter mais movimento, o que auxilia até na segurança do entorno, além da necessidade por conta do número de crianças no bairro", ressalta.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Parque das Palmeiras está sendo construído na Avenida Amélia Prata Balarin, s/nº.

Assim como o CMEI do Parque das Palmeiras, que tem prazo de entrega para o segundo semestre de 2020, mais quatro creches devem ser entregues ainda esse ano, são elas as do Crispim e do Mantiqueira, que têm prazo para março deste ano, e as do Arco-Íris e Centro devem ter as obras finalizadas ainda no segundo semestre do ano.

As obras dos cinco CMEI fazem parte do convênio com o MEC (Ministério da Educação), por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), via PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), no Projeto Proinfância Tipo 1.

Obras do entorno

Ainda no ato da assinatura foi falado sobre as obras do entorno das creches. O contrato que estava paralisado garantia apenas a construção do prédio da creche, sem o entorno, parte de iluminação e paisagismo. Por isso foi feita uma outra licitação para essa obra, a qual, de acordo com a prefeitura já está praticamente finalizada nos cinco prédios: Parque das Palmeiras, Crispim, Mantiqueira, Centro e Arco-Íris.