Prefeitura de Pindamonhangaba disponibiliza plataforma 1DOC para munícipes

A plataforma, que tem como intuito auxiliar na economia e agilidade em processos administrativos, vem sendo instalada desde o ano passado e já mostra bons resultados


A Prefeitura de Pindamonhangaba apresentou na tarde desta quinta-feira (20) a plataforma digital 1Doc. No evento, que contou com a presença do Prefeito, Isael Domingues e do secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, foram demonstrados dados do uso da plataforma, além de suas funcionalidades e a maneira de usar. A apresentação de hoje faz parte de ações que a Prefeitura está realizando para apresentação da plataforma, que além da de hoje, que contou também com arquitetos, engenheiros e contadores, será realizada em outras instituições, como a OAB, e também em empresas da cidade.

O sistema, provisoriamente chamado de "Prefeitura sem Papel", está sendo instalado desde meados de dezembro de 2019, e desde janeiro deste ano vem sendo utilizada na administração municipal. Uma das vantagens do uso da plataforma que a prefeitura enfatiza é a economia e agilidade na comunicação interna e externa entre a administração municipal e os munícipes, reduzindo o uso de papéis para impressões de solicitações, processos, memorandos e outros documentos.

Além de gerar economia, a nova plataforma funciona 24 horas por dia, os sete dias da semana, basta, o que possibilita tanto ao munícipe dar entrada em processos, acompanhar solicitações e realizar outros serviços a qualquer momento, quanto para funcionários darem andamento de maneira mais rápida e eficaz. O acesso é feito através do link pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento ou no app 1DOC Atendimento, disponível para sistemas android e iOS.

De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, responsável pela implantação da nova plataforma, o objetivo da Prefeitura é garantir agilidade e dinamismo no trâmite de processos. "Uma pessoa pode solicitar inscrição para uso de solo, fazer pedido para fiscalização de terreno, abertura de empresa, apresentar planta de construção, recorrer de notificações e dezenas de serviços sem sair de casa. Ela poderá fazer isso de qualquer lugar, basta usar um celular ou computador", disse. Ele explicou que o sistema também vale para os profissionais liberais e empresas. "Os contadores, engenheiros, empresários e demais profissionais também podem fazer todos os serviços de sua casa ou escritório. Estamos garantindo agilidade e eficiência no atendimento e resolução das questões", afirmou. Além de todos os benefícios, a nova plataforma cria uma situação favorável a investimentos em Pindamonhangaba, pois proporciona segurança jurídica e ainda mais transparência. "Internamente, a nova plataforma vai otimizar e agilizar a resolução de problemas, criando inclusive um painel de dados para tomada de decisões estratégicas, sem falar na melhoria na gestão dos recursos humanos", complementou.

Ainda segundo o secretário adjunto de Administração, a implantação do 1DOC vai gerar aos cofres públicos uma economia de R$ 10 milhões nos primeiros 12 meses, somente considerando a economia com os gastos com impressão de papel e combustível para a entrega de documentos físicos. "Já temos um grande ganho, alguns processos que demoravam meses, passaram a ser executados em minutos".

O prefeito Isael Domingues esteve presente na explicação e enfatizou a economia e as diversas melhorias que a plataforma pode proporcionar aos funcionários e munícipes. "São ganhos tangíveis, que a gente pode colocar o combustível para levar documento, hora do trabalhador, gasto com papel, entre outras coisas, já os ganhos intangíveis, são aqueles que não calculamos, mas podemos ver, que é a satisfação da população, menor dano ambiental que causamos", afirma. Isael também falou sobre a resposta da população quanto ao uso da plataforma. "A 1DOC já está em uso desde janeiro e podemos ver que os munícipes estão usando. E então, as pessoas percebem como é mais fácil, mais rápido dar entrada pelo meio virtual, do que pelo meio físico e começam a migrar para o uso da plataforma", explica.

Para utilizar a plataforma basta acessar o link, através do site da prefeitura, na aba atendimento, ou pelo app 1Doc Atendimento. O caminho para acessar é simples, porém a prefeitura se mantêm à disposição para auxiliar os munícipes no acesso.