Prefeitura de Pindamonhangaba intensifica ações para atendimento e limpeza em área de ocupação irregular no centro

Programa Novo Rumo oferece acolhimento e suporte a pessoas em situação de rua enquanto Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza na região da antiga agência da Caixa


Diversos munícipes manifestaram recentemente indignação sobre a concentração de pessoas em situação de rua que ocupavam o espaço em frente à antiga agência da Caixa, na região central de Pindamonhangaba.

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realizou diversas abordagens oferecendo programas sociais como inserção na Casa de Passagem, aluguel social, oportunidades de emprego pelo Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado (PEAD), entre outros. Essas ações fazem parte do programa Novo Rumo, que busca trazer novas perspectivas a essas pessoas.

"Infelizmente, nosso trabalho não teve o êxito desejado, pois as seis pessoas abordadas rejeitaram as ofertas e orientações ao longo dos últimos meses", destacou a diretora de Proteção Social Especial, Patrícia Garcez.

Na manhã desta terça-feira (12), visando a higienização do espaço público devido às reclamações pela sujeira, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu a limpeza do local, enquanto a Secretaria de Assistência Social continua acompanhando o caso, oferecendo programas sociais e orientando o retorno ao convívio familiar.

A Prefeitura também solicitou à gerência local da Caixa que mantenha o espaço limpo e que proceda ao fechamento caso o imóvel não seja utilizado regularmente.

"A população se incomoda com essa situação, pois a ocupação irregular traz transtornos e viola as regras de boa convivência. O SEAS atua para devolver a dignidade às pessoas que necessitam acolhimento", afirmou a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto.

O programa Novo Rumo já contabiliza mais de 50 abordagens que resultaram no resgate social de pessoas em situação de rua e na desocupação de espaços públicos irregulares.

"Quero parabenizar o trabalho integrado das secretarias, que enfrentam com seriedade esse problema social, acolhendo quem deseja ser acolhido e preservando o uso adequado dos espaços públicos", destacou o prefeito Ricardo Piorino.