A plataforma E-Tributo foi lançada pela Prefeitura de Pindamonhangaba para cadastro de IPTU e outras taxas imobiliárias (ISS Fixo e Taxas de Localização e Funcionamento). Os tributos estarão disponíveis pela internet para todos os contribuintes.
O contribuinte deve atualizar seu cadastro para receber eletronicamente seu tributo, pois no ano de 2022 não haverá a entrega de carnês impressos. O cadastro pode ser feito pelo link.
Esta iniciativa é mais um passo na obtenção de uma Cidade Inteligente - com medidas eficientes e que oferecem comodidade a todas as pessoas. A ação proporciona facilidade ao contribuinte e substitui os carnês de papel por guias digitais, podendo ser acessadas a qualquer hora e lugar.
O diretor de Receitas e Fiscalização Fazendária, Vicente Corrêa, relatou que uma das dificuldades na entrega de carnês físicos são os cadastros desatualizados, pois muitos contribuintes mudam de endereço e não atualizam os dados.
"Com isso, milhares de carnês retomam à Prefeitura ou extraviam no processo de entrega. Ainda existem endereços incompletos e outras questões que interferem na entrega de carnês e guias".
Corrêa explicou que eletronicamente o contribuinte também não corre o risco de ficar sem carnês ou boletos. "Temos muitos pedidos de impressão de segunda via, porque algumas pessoas perdem boletos e carnês. Pelo E-Tributo, tudo estará acessível às pessoas 24 horas por dia, os sete dias da semana".
O secretário Adjunto de Administração e responsável por TI da Prefeitura, Danilo Velloso, disse que o lançamento em setembro é estratégico porque permite tempo para o município fazer a divulgação e as pessoas se habituarem com o conceito.
"Tem mais de 3 meses antes da virada do ano. Neste período as pessoas podem se cadastrar e se acostumar com a plataforma ainda em 2021. Vale ressaltar que cada taxa tem uma data específica. O IPTU por exemplo só terá vencimento em março - proporcionando ainda mais tempo ao contribuinte. E independente da data em que a pessoa fizer o cadastro, 2021 ou mesmo em 2022, ela conseguirá acesso pleno", explica.
Também é possível acessar o site da Prefeitura, clicar na aba "Portais" e em seguida Tributo Digital, onde haverá mais detalhes sobre a iniciativa, além de perguntas e respostas.