Prefeitura de Taubaté promove formatura de 34 novos agentes da Defesa Civil

Essa é a primeira turma do Curso de Nivelamento de Conhecimento de Proteção e Defesa Civil


Nesta terça-feira, 2 de abril, foi realizada a formatura dos 34 novos agentes operacionais da Defesa Civil de Taubaté, marcando o encerramento do curso de formação que durou todo o mês de março. O evento ocorreu no Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) e reuniu autoridades, representantes da segurança pública e familiares dos formandos.

A formação desses novos profissionais representa um marco para o município, sendo a primeira turma do Curso de Nivelamento de Conhecimento de Proteção e Defesa Civil, uma iniciativa inédita da Prefeitura de Taubaté.

Ao todo foram 152 horas de aulas presenciais e 152 horas complementares em EAD (ensino a distância), que juntos deram aos alunos conhecimentos práticos e teóricos necessários para a sua atuação como agentes de Defesa Civil.

Durante as quatro semanas de capacitação, os agentes foram treinados em uma ampla variedade de conhecimentos e habilidades essenciais. Eles aprenderam sobre animais sinantrópicos, crimes ambientais, operações em enchentes, produtos perigosos, atendimento pré-hospitalar, entre outros temas relevantes para a atuação da Defesa Civil.

A cerimônia de formatura contou com a presença do prefeito da cidade, vereadores da Câmara Municipal e representantes dos órgãos de proteção e segurança que colaboraram na formação dos novos agentes. Durante o evento, os formandos receberam seus certificados das autoridades presentes.

FORMANDOS CAPACITADOS

Após a formatura, Luis Fernando Bueno Alves Leite, de 20 anos, um dos novos agentes, expressou sua satisfação em fazer parte da equipe da Defesa Civil. "É uma imensa honra fazer parte de uma instituição tão boa quanto a Prefeitura de Taubaté. O treinamento foi difícil, mas de extrema importância."

Roberto Gobbo Cusielo, de 54 anos, outro formando, destacou a importância do curso: "Não foi simples e nem fácil, mas é gratificante fazer parte da Defesa Civil. Sempre foi um sonho. Nós tivemos bons instrutores e uma grade curricular muito bem preparada, acredito que estamos prontos para servir e ajudar a população de Taubaté".