A Secretaria de Obras da Prefeitura de Taubaté realizou, no último sábado (17), serviços de limpeza nos córregos do Marlene Miranda e da Vila São José, nas proximidades do Sedes. A ação faz parte do conjunto de trabalhos preventivos executados pelo município com o objetivo de reduzir riscos de alagamentos, especialmente durante o período chuvoso.
O serviço teve como foco a retirada de resíduos e objetos de maior porte que prejudicam o fluxo da água, com atuação concentrada no início da passagem da tubulação, ponto crítico para o escoamento das chuvas.
De forma contínua, a equipe de galerias da Secretaria de Obras realiza manutenções em córregos de diferentes regiões da cidade para garantir a vazão adequada das águas pluviais. Na quinta-feira (15), por exemplo, os trabalhos ocorreram no córrego do Campos Elíseos, após uma forte chuva provocar o acúmulo de vegetação no local. A limpeza teve como finalidade desobstruir a tubulação da galeria e facilitar o escoamento da água.
Ao longo de 2025, uma equipe especializada atuou de forma permanente para evitar alagamentos causados pelas chuvas, executando serviços emergenciais, preventivos e de manutenção em diversas regiões do município.
Entre as ações realizadas, destacam-se os serviços de desassoreamento em pontos estratégicos, como o piscinão do bairro Três Marias, o córrego no interior do Cavex (Comando de Aviação do Exército), além de trechos nos bairros Chácara Silvestre, Itaim e Campos Elíseos, entre outros.
A Secretaria de Obras também mantém uma rotina contínua de manutenção das galerias de águas pluviais. Somente no segundo semestre deste ano, foram executados mais de 160 serviços, incluindo troca de redes, restauração de caixas de passagem, manutenção de bocas de lobo e reparos em vias públicas.