Prefeitura e Câmara cobram Sabesp por soluções para falta d'água em Pindamonhangaba

Reunião discutiu investimentos, ampliação da rede e medidas emergenciais para normalizar o abastecimento no município.


O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, vereadores da Câmara Municipal e representantes da Sabesp se reuniram nesta terça-feira (6) para discutir os problemas no abastecimento de água que vêm afetando diversos bairros da cidade nos últimos meses. O encontro teve como foco a cobrança de soluções imediatas e o alinhamento de investimentos para atender à crescente demanda do município

.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Marcos Mayor, e os vereadores Carlos Moura (Magrão), professor Everton Chinaqui, Gilson Nagrin e Renato Cebola, além da direção regional da Sabesp. Durante a conversa, o prefeito e os parlamentares destacaram a necessidade de obras contínuas de infraestrutura para acompanhar o crescimento acelerado da cidade.

"A cidade está em pleno desenvolvimento e precisa de investimentos em infraestrutura para garantir qualidade de vida à população. Estamos alinhando com a Sabesp e com a Câmara a expansão da rede de abastecimento para resolver os problemas de falta d'água e atender à demanda atual e futura", afirmou o prefeito Ricardo Piorino.

A gerente regional da Sabesp, Gabriela Azeredo, explicou que o aumento das temperaturas elevou o consumo de água em cerca de 60%, o que provocou desabastecimento em alguns bairros. Ela também destacou problemas pontuais, como furtos e atos de vandalismo em estruturas da companhia, a exemplo do ocorrido recentemente no bairro Feital e, em dezembro, na estação de captação de água.

A estação de bombeamento do Feital é responsável pelo abastecimento do próprio bairro e também de regiões como Cidade Nova, Vista Alegre, Jardim Regina, Santa Cruz e Eloyna. Segundo a Sabesp, técnicos precisaram refazer todo o sistema danificado durante a ação criminosa, e a previsão era de que a maior parte da região tivesse o abastecimento normalizado ainda na noite de terça-feira.

Além das obras de expansão, a Sabesp informou que irá reforçar a segurança das estações. "Estamos trabalhando em um processo de melhorias e buscando soluções. Trata-se de uma rede extensa, em uma cidade ampla, mas acreditamos resolver essas questões nos próximos meses", explicou Gabriela.

De acordo com o coordenador da divisão de manutenção de Pindamonhangaba, Valdir da Silva Cândido, já estão em andamento obras importantes para ampliar a capacidade do sistema. "Estamos expandindo a capacidade de tratamento de água de 550 para 730 litros por segundo, um aumento superior a 30%", afirmou.

Outra frente de trabalho ocorre do outro lado da Rodovia Presidente Dutra, onde já foi construído um reservatório com capacidade para 500 mil litros de água. No local, seguem obras de urbanização e, posteriormente, será feita a interligação da rede adutora, ampliando a infraestrutura e favorecendo o desenvolvimento e a atração de novos investimentos para a cidade.

A Sabesp também anunciou reforços na rede de abastecimento dos bairros Araretama, Bonsucesso e Goiabal, além do remanejamento da adutora de Moreira César.

Ao final da reunião, o prefeito e os vereadores reforçaram que continuarão acompanhando de perto a situação. "A Sabesp apresentou um plano de soluções e vamos seguir cobrando e apoiando no que for necessário. Sabemos que não é um problema simples e que afeta várias cidades da região e do estado, mas estamos trabalhando também com ações de conscientização sobre o uso responsável da água", concluiu Ricardo Piorino.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Obras e Planejamento, Mateus Moraes; de Serviços Públicos, José Antonio Ferreira Filho, o Ju; de Gabinete, Thais Batista do Carmo; e a gerente de operações do Vale do Paraíba, Letícia Zanon.