O Procon de Caraguatatuba emitiu um alerta importante sobre um golpe que tem como alvo aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Pessoas mal-intencionadas estão se passando por funcionários do INSS, entrando em contato por telefone, WhatsApp ou por meio de links suspeitos, com a promessa de agilizar o ressarcimento de mensalidades associativas descontadas indevidamente.
Durante o contato, os golpistas solicitam informações pessoais, como documentos, dados bancários e até fotos dos documentos, tentando enganar os segurados para obter acesso indevido às suas informações. O Procon já registrou 1.003 reclamações relacionadas a cobranças indevidas, sendo 299 especificamente sobre descontos não autorizados em benefícios do INSS, o que representa 29,09% das queixas financeiras recebidas.
O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, explicou que os criminosos também enviam links falsos com o pretexto de realizar devoluções de valores ou para cadastro de biometria facial. "Em resumo, o golpe do INSS usa a promessa de ressarcimento para roubar dados pessoais. É fundamental não fornecer informações ou dados bancários a desconhecidos", alertou.
O INSS ressalta que não envia mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp e não realiza ligações para tratar desse assunto. As informações oficiais são enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente na App Store (iOS) e Google Play Store (Android). Após o download, o beneficiário deve criar uma conta com CPF, login e senha. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central Telefônica 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O atendimento ao público do Procon de Caraguatatuba acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 - Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, ou pelo aplicativo e site do Caraguatatuba 156.