Guaratinguetá recebe nesta sexta (27) e sábado (28), o projeto Caixola Recicla, do Grupo Teatro a Bordo, que une arte e sustentabilidade em uma programação gratuita voltada à comunidade. As atividades acontecerão no Pátio da Cooperativa Serramar, com apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e cortejos interativos, incluindo a participação de artistas locais.
A ação integra a agenda do grupo por cerca de 20 cidades paulistas e é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação do Ministério da Cultura e da NTS - Nova Transportadora do Sudeste, além do apoio da Prefeitura de Guaratinguetá.
A programação começa no dia 27 (sexta-feira) com o tradicional Cortejode Chegança, que percorre escolas da rede municipal entre 9h e 11h e das 14h às 16h. Às 17h, o cortejo segue pelas ruas da cidade, convidando a população a participar das atividades culturais do projeto. Também na sexta, será realizada a oficina "Bonecos Brincantes", voltada exclusivamente para alunos da rede pública.
No sábado (28), a programação no Pátio da Cooperativa Serramar inclui duas sessões do espetáculo Caixola Recicla, às 16h e às 19h30, ambas com classificação livre e tradução em Libras na sessão noturna. A peça, escrita por Cida Cunha e Edivaldo Costa e dirigida por Luiz Mário Vicente, apresenta uma trupe teatral que, diante de um palco tomado pelo lixo, decide transformar os resíduos em arte. Sacolas plásticas viram peixes, latas se tornam instrumentos musicais e bonecos ganham vida a partir de materiais reciclados.
Entre as apresentações, às 18h, artistas locais sobem ao palco, seguidos pela exibição de curtas-metragens às 19h.
Além de promover a reflexão sobre consumo consciente e reaproveitamento de materiais, o projeto conta com um palco móvel adaptado a partir de um contêiner reciclado, abastecido com energia solar. "Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Unir arte e sustentabilidade neste projeto é um caminho para essa conscientização coletiva", afirma o ator e produtor Douglas Zanovelli.
Após Guaratinguetá, o Caixola Recicla segue para as cidades de Roseira, Guararema, Cubatão, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Holambra, Ribeirão Pires e Caçapava. Novas localidades ainda podem ser incluídas no trajeto.
Há 17 anos na estrada, o Grupo Teatro a Bordo já visitou mais de 500 cidades e alcançou mais de 700 mil pessoas com seu teatro itinerante e sustentável. Desde 2024, o grupo tem sede em Cananéia (SP), onde desenvolve projetos ligados à cultura e meio ambiente no Vale do Ribeira.
PROJETO CAIXOLA RECICLA - PROGRAMAÇÃO EM GUARATINGUETÁ
Pátio da Cooperativa Serramar
27 de junho - Sexta-feira
9h às 11h e 14h às 16h - Cortejo de Chegança nas escolas
17h - Cortejo de Chegança nas ruas
Oficina "Bonecos Brincantes" (exclusiva para alunos da rede pública)
28 de junho - Sábado
16h - Espetáculo "Caixola Recicla"
18h - Apresentação de artistas locais
19h - Sessão de curtas-metragens
19h30 - Espetáculo "Caixola Recicla" (com tradução em Libras)