Pronto Socorro com movimentação intensa devido a dezenas de casos de intoxicação

Caso aconteceu em três empresas da cidade


O Pronto Socorro Municipal está com movimentação atípica, acima do normal, hoje (16), devido à chegada de mais de 60 pacientes vítimas de intoxicação alimentar em três empresas da cidade.

Normalmente o Pronto Socorro realiza em média 500 atendimentos por dia - durante as 24 horas. Hoje houve o movimento extra logo pela manhã - por volta das 7 horas. Até as 11 horas da manhã, a equipe do PS já havia atendido a maior parte dos pacientes intoxicados.

Mesmo com o fluxo intenso de pacientes intoxicados, o PS está atendendo todas as outras demandas, no entanto alguns procedimentos estão demorando um pouco mais do que o normal, pois parte da equipe está cuidando dos graves casos de intoxicação.

Em casos como este, além de serem atendidos, medicados e receberem soro, os pacientes ficam em observação por determinado tempo. O atendimento é diferenciado de paciente para paciente.

Vigilância está apurando o caso; empresa é interditada

A Vigilância Sanitária de Pindamonhangaba já identificou a empresa que fornece refeição para essas empresas.

A equipe está no local do preparo dos alimentos fazendo apuração de todos os procedimentos, para ter o laudo técnico do armazenamento, preparo, embalagem, entrega e outras etapas do processo, além de fornecedores etc.

A suspeita é que a origem do problema esteja no lote de refeição entregue no dia 15 de janeiro (estrogonofe e carne de porco).

Além do PS Municipal, existem trabalhadores que deram entrada em hospital particular do município. Por se tratarem, até o momento, de dezenas de pessoas é possível que existam pacientes em outros hospitais e clínicas de cidades vizinhas.

Empresa presta assistência aos funcionários

A equipe de jornalismo conseguiu contato com uma das empresas em que os funcionários precisaram de atendimento médico. De acordo com a empresa já está sendo prestada assistência aos funcionários que precisaram de atendimento e que já foi solicitada a análise da alimentação fornecida no refeitório.