Quatro mitos sobre consumo de energia doméstico que você precisa saber


O carregador gasta energia mesmo depois da bateria estar carregada?

O chuveiro é o maior vilão do consumo de energia em casa?

Essas são algumas das dúvidas frequentes que os consumidores possuem sobre o gasto de energia.

Abaixo, confira quatro mitos sobre equipamentos elétricos e sobre a conta de luz no final do mês.

        1 – Aparelhos gastam energia quando estão conectados na tomada, mesmo desligados

        Isso não é verdade. Segundo o engenheiro e professor da Universidade de Brasília, Rafael Shayani, em entrevista para o Correio Braziliense, o gasto de energia nesses casos é irrisório. “A tela é o componente que mais consome eletricidade”, explica Shayani.

O mesmo acontece com aparelhos que ficam conectados ao carregador mesmo depois da bateria estar carregada.

        “Quando a bateria está vazia, o carregador puxa energia da tomada para carregar. Quando está cheia, não cabe mais energia e ele para de puxar. O sistema eletrônico verifica o tempo todo se a bateria está cheia ou não; a verificação consome um pouco de energia, mas pouco em relação ao carregamento”, afirma o professor.

        2 – O chuveiro é o aparelho que mais consome energia na casa.

        De fato, o chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia. Mas a longo prazo, quem precisa de mais energia para funcionar são as geladeiras, principalmente os equipamentos mais velhos. “Alguns consomem cerca de 40 a 50% a mais de energia do que os modernos”, diz Wagner Cunha Carvalho, especialista em eficiência energética e hídrica e diretor da consultoria W-Energy, em entrevista para o Estadão.

        3 – Aparelhos com tensão 220V gastam menos energia

        Muitas indústrias utilizam tensão 220V ou 380V para economizar nos cabos, porque, quanto maior a tensão, menor é o fluxo de corrente elétrica e, portanto, menor a espessura dos cabos e fios, de acordo com o diretor da consultoria W-Energy. No entanto, não há diferença significativa no gasto de energia entre esses aparelhos.

O principal é não colocar um aparelho 110V em uma tomada 220V e vice-versa, porque isso pode danificar e até queimar o equipamento.

        4 –Ferro de passar não consome muita energia

        Ao contrário do que se possa pensar, o ferro é um dos aparelhos que mais gastam energia ao lado de geladeira, chuveiro elétrico, ar-condicionado, máquina de lavar e iluminação, que juntos são os responsáveis pelo maior consumo.