Sabesp investe R$ 43 milhões para melhoria no abastecimento no Litoral Norte

Em São Sebastião as obras para redução de perdas já foram iniciadas e em Caraguatatuba e Ubatuba devem começar ainda em 2020, totalizando 57 km de redes


A Sabesp do Litoral Norte vem recebendo caminhões carregados de tubulações e outros materiais destinados às obras para melhoria dos sistemas de abastecimento.

Com financiamento da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), os empreendimentos do Programa de Perdas de Água e Eficiência Energética beneficiarão os municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, com investimentos de R$ 43 milhões. Além disso, devem gerar cerca de 155 empregos nos três municípios. O prazo de execução é de 2 anos.

Criado em 2009, o programa tem como objetivo reduzir as perdas de forma consistente e a longo prazo. Para isso, são feitas diversas ações de melhorias operacional e de manutenção, além de importantes ações de renovação e melhoria da infraestrutura, como a substituição de tubulações, ramais domiciliares e hidrômetros, inspeção das tubulações para identificar vazamentos e fraudes.

Em São Sebastião, as obras já foram iniciadas e beneficiarão Maresias, Reserva du Moulin, Guaecá, Enseada, Canto Mar, Jaraguá, Praia das Cigarras, Figueira, São Francisco, Olaria, Arrastão, Pontal da Cruz, Centro, Topo Varadouro, Praia Deserta, Porto Grande, Vila Amélia e Topolândia.

Em Caraguatatuba, os trabalhos devem começar ainda neste ano com intervenções nos sistemas de abastecimento Benfica, Guaxinduba, Palmeiras Norte e Porto Novo, beneficiando as comunidades do Perequê Mirim, Travessão, Jardim Miramar, Jardim dos Sindicatos, Barranco Alto, Jardim das Flecheiras, Morro do Algodão, Ilha Morena, Colônia de Férias João Cleofás, Balneário Recanto do Sol, Balneário Mar Azul, Balneário Golfinho, Jardim das Palmeiras, Vila Saveiros, Pontal Santa Marina, Jardim Britânia, Gaivotas, Poiares, Aruan, Tinga, Jardim Jaqueira, Caputera, Estrela, Centro, Sumaré, Camaroeiro, Cidade Jardim, Terralão, Casa Branca e Olaria.

Também previstas para começar neste ano, as obras para a melhoria do sistema de abastecimento de Ubatuba contemplarão os bairros Parque dos Ministérios, Taquaral, Usina Velha, Morro da Pedreira, Barra Seca, Perequê-Açu, Iperoig, Itaguá, Ponta Grossa, Tenório, Praia Grande, Toninhas, Ponta das Toninhas, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Praia da Ribeira, Praia da Sununga, Lázaro e Domingas Dias.
Serão assentados 20,4 km de tubulações em Caraguatatuba, 28,1 km em São Sebastião e 9,2 km em Ubatuba, somando 57,7 km de redes.

"Com esses investimentos para a redução de perdas, que consequentemente geram maior sustentabilidade, a Sabesp cumpre sua missão de prestar serviços na melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Esse é o nosso compromisso com a população do Litoral Norte", finalizou o superintendente da Companhia na região, Rui César Rodrigues Bueno.