Santuário Nacional de Aparecida inicia nesta sexta (3) a Novena da Padroeira do Brasil

Celebrações contam com participações de bispos de vários estados e arrecadação de doações para famílias carentes.


O Santuário Nacional de Aparecida abre a programação da Novena da Padroeira, uma das mais tradicionais celebrações católicas do país, que prepara os fiéis para o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, em 12 de outubro. A novena começa nesta sexta-feira (3) e segue até o dia 11, com duas celebrações diárias: a Novena da Tarde, às 15h, e a Novena Solene, às 19h.

A edição de 2025 tem como tema "Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida". Os bispos e arcebispos convidados, vindos de diferentes estados, participam a convite de Dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.

Durante os nove dias, os devotos também são incentivados a levar doações de produtos de limpeza, higiene e alimentos, que terão destino solidário às famílias em situação de vulnerabilidade.

Programação da Novena da Padroeira 2025:

3 de outubro - Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS): "Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!"

4 de outubro - Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR): "Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!"

5 de outubro - Dom Geovane Luís da Silva, bispo de Divinópolis (MG): "Com Maria, acolher a palavra de Deus, presença real de Jesus"

6 de outubro - Dom Rubival Cabral Britto, bispo de Bom Jesus da Lapa (BA): "Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!"

7 de outubro - Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF): "Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!"

8 de outubro - Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília (DF): "Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!"

9 de outubro - Dom Geraldo dos Reis Maia, bispo de Araçuaí (MG): "Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!"

10 de outubro - Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP): "Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, justiça e de paz!"

11 de outubro - Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA): "Com Maria, ser família dos devotos, peregrina da esperança!"