Santuário Nacional e Basílica Histórica divulgam programação de missas de Corpus Christi em Aparecida

A principal missa do dia será às 9h, no Altar Central do Santuário Nacional, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.


O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida divulgou a programação especial de missas para a celebração de Corpus Christi, que acontece na próxima quinta-feira (19). Ao todo, serão sete celebrações no maior templo católico do Brasil e outras duas na Basílica Histórica, no centro da cidade.
 
 
A principal missa do dia será às 9h, no Altar Central do Santuário Nacional, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Após a celebração, haverá exposição do Santíssimo Sacramento até às 15h. Também estão previstas procissões após as missas das 6h45 e das 9h.
 
Programação de missas no dia 19 de junho:
 
Santuário Nacional de Aparecida
 
6h45 - Missa e Procissão de Corpus Christi
9h - Missa e Procissão de Corpus Christi
12h - Missa
14h - Hora Mariana
15h - Consagração
16h - Missa
18h - Missa
 
Basílica Histórica de Aparecida
 
8h - Missa
15h - Visita ao Santíssimo e Consagração à Nossa Senhora Aparecida
 
Segundo o Santuário, Corpus Christi é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas da cidade, simbolizando a caminhada da Igreja com Cristo.
 
O significado de Corpus Christi
 
A festa de Corpus Christi celebra o sacramento da Eucaristia, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo, simbolizados pelo pão e pelo vinho. É uma data importante para os católicos, celebrada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa.
 
Além das missas, o dia costuma ser marcado por procissões e pela confecção de tapetes coloridos nas ruas, feitos com serragem, sal e outros materiais, em sinal de devoção. A origem da celebração remonta ao século XIII, quando o Papa Urbano IV instituiu a data como forma de homenagear a presença real de Cristo na Eucaristia.