São José dos Campos inicia a construção de túnel antienchente no Jardim Augusta

O túnel terá 387m de extensão e 1,80m de diâmetro, permitindo a vazão de 11 mil litros de água de chuva por segundo


A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta sexta-feira (1º), as obras antienchente no Jardim Augusta, região centro. Os trabalhos começaram pela avenida Lisboa, onde será construído um túnel para o escoamento de águas pluviais. A técnica de escavação adotada será o método não destrutivo do pavimento.

O túnel terá 387m de extensão e 1,80m de diâmetro, permitindo a vazão de 11 mil litros de água de chuva por segundo, suficiente para eliminar os problemas de inundações no bairro.

O projeto completo de drenagem prevê ainda a construção de 2.563 metros de extensão de novas galerias de águas pluviais nas seguintes vias: Budapeste, Berna, Varsóvia, Viena, Estocolmo, Bucareste, Moscou e Praça Paris.

Fim dos alagamentos
Com a conclusão da obra, a Prefeitura colocará fim aos problemas de inundação que vêm se arrastando há anos na região, principalmente no verão – época de maior incidência de chuva.

A Trail Infraestrutura, empresa responsável pelas obras, foi habilitada e classificada em primeiro lugar na Licitação Pública Nacional (LPN) feita pela Prefeitura, ao apresentar proposta de R$8.267.481,96.

Os investimentos são oriundos de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Nova sinalização
A Prefeitura já implantou a nova sinalização viária em um trecho da avenida Lisboa, onde fica proibido o estacionamento na faixa da direita para dar maior fluidez ao trânsito. O estacionamento da esquerda será mantido. Os motoristas poderão contar com duas faixas de rolamento livres.