A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu na última semana sua inclusão no sistema Hórus, plataforma do Ministério da Saúde voltada para a gestão da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
A implementação contempla 21 farmácias da rede pública municipal, sendo 16 unidades de atenção básica, três farmácias do CAPS e duas farmácias 24 horas, localizadas na região central e na Costa Sul.
Segundo o farmacêutico Jônatas Eduardo Nascimento, coordenador de farmácias da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), o sistema trará mais segurança na dispensação de medicamentos e um controle eficiente do estoque, desde o almoxarifado da saúde até todas as farmácias municipais.
Com a integração ao Hórus, será possível ter uma gestão mais precisa do abastecimento, garantindo melhor aproveitamento dos recursos públicos. O sistema também se conecta ao prontuário eletrônico (PEC), permitindo acompanhar os medicamentos prescritos e o tratamento dos pacientes, favorecendo o uso racional dos remédios.
Nesta primeira fase, o registro está sendo feito apenas para os medicamentos controlados, que exigem receita especial e atualmente atendem cerca de 36 pessoas. A previsão é que até o final do ano os 250 itens disponíveis nas farmácias sejam totalmente incluídos na plataforma.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, destacou a importância da conquista. "É mais uma vitória para ser comemorada, fruto de um trabalho em equipe com profissionais qualificados, sempre preocupados em oferecer o melhor para os pacientes da rede pública".