São Sebastião firma parceria com Centro TEA Paulista para formação de profissionais sobre Transtorno do Espectro Autista

330 educadores e profissionais passam por capacitação para fortalecer atendimento inclusivo na rede municipal


A Prefeitura de São Sebastião oficializou parceria com o Centro TEA Paulista, referência em formação e práticas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação envolve as secretarias de Educação (Seduc), Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Saúde (Sesau).

Com a parceria, 330 profissionais ? entre eles de apoio à inclusão, professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) e equipe técnica da Seduc ? participaram de formação ministrada pela equipe do próprio Centro TEA Paulista, nos dias 25, 28 e 29 de julho. Durante os encontros, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o contexto escolar e aspectos do TEA, além de fortalecer estratégias pedagógicas e de cuidado para garantir o acolhimento e desenvolvimento pleno dos estudantes com autismo na rede municipal.

A secretária da Educação, Marta Braz, destaca que a iniciativa representa um novo momento para a formação continuada dos educadores:
"Essa iniciativa é fruto do nosso compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva, que respeita as singularidades dos nossos estudantes. A formação com o Centro TEA Paulista traz conhecimento técnico aliado à sensibilidade e ao olhar atento que nossas crianças precisam no dia a dia escolar. É um avanço significativo para toda a rede."

Para a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, "é muito importante capacitar os profissionais da rede municipal para atuação com estudantes com TEA, por meio de abordagem interdisciplinar que considera aspectos emocionais, pedagógicos, sociais e terapêuticos, fortalecendo o atendimento educacional especializado e inclusivo."

A parceria com o Centro TEA Paulista segue com mais formações específicas para profissionais de outras secretarias, incluindo Sesau, Sedes, Seesp e Sepedi.