SAS fecha maior encomenda de jatos desde 1996 e compra 45 jatos da Embraer 

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027.


A companhia aérea escandinava SAS anunciou nesta terça-feira (1º) a compra de 45 jatos modelo E195-E2 da Embraer, com opção de adquirir outras 10 aeronaves no futuro. Avaliado em cerca de US$ 4 bilhões (sem contar os direitos de compra), o acordo representa a maior encomenda feita diretamente a um fabricante pela SAS desde 1996.
 
 
As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027 e devem se estender por um período de aproximadamente quatro anos. A nova frota será fundamental para a estratégia de renovação da companhia, que tem como foco aumentar a eficiência, reduzir as emissões e impulsionar o crescimento a partir do seu principal hub global, localizado em Copenhague, na Dinamarca.
 
"Este é um momento decisivo para a SAS", afirmou Anko van der Werff, presidente e CEO da empresa. "O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha aérea tanto na Escandinávia quanto em outras regiões."
 
Sustentabilidade e eficiência
 
Com tecnologia de última geração, o E195-E2 é impulsionado por motores PW1900G da Pratt & Whitney e oferece reduções de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em relação a modelos da geração anterior. A aeronave é certificada para operar com até 50% de combustível sustentável (SAF) e já realizou voos com 100% de SAF, destacando-se como opção sustentável para o futuro da aviação.
 
"O E2 é central na nossa estratégia de construir uma frota moderna, eficiente e de forte desempenho", destacou Van der Werff. "Estamos definindo o curso para o próximo capítulo da SAS em parceria com a Embraer."
 
Segundo a Embraer, o E195-E2 é o jato de corredor único mais silencioso em operação atualmente e 29% mais eficiente no consumo de combustível. A fabricante também ressalta a importância da parceria com a companhia escandinava neste novo ciclo de expansão.
 
"Estamos confiantes de que essas aeronaves desempenharão um papel crucial na estratégia de renovação e crescimento da SAS, além de reforçarem sua conectividade e desempenho operacional", declarou Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial.
 
Excelência operacional
 
A nova frota da SAS vai permitir maior frequência de voos, mais flexibilidade na malha aérea e menores custos por operação. A medida ainda fortalece a posição da companhia como referência no setor: em maio de 2025, a SAS foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo entre 660 empresas avaliadas, segundo a consultoria Cirium.
 
O pedido foi viabilizado com apoio da Skyworks Holding e marca mais um passo importante da SAS rumo a uma aviação mais sustentável, moderna e conectada.