Sebrae-SP lança plano para impulsionar economia criativa em nove cidades do Vale Histórico
Entre os eixos estratégicos estão áreas como alimentação, artes, artesanato, audiovisual, tecnologia digital, literatura, música, patrimônio e turismo.
Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo por meio da cultura, o Sebrae-SP lançou o "Plano de Desenvolvimento Território Criativo Vale das Histórias". A iniciativa, apresentada na última sexta-feira (27), contempla 21 ações voltadas à inclusão social, estímulo à criatividade e fomento à economia criativa. O plano abrange nove municípios do Vale Histórico: Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.
Entre os eixos estratégicos estão áreas como alimentação, artes, artesanato, audiovisual, tecnologia digital, literatura, música, patrimônio e turismo. A primeira entrega prática do plano foi a criação da marca "Vale das Histórias", desenvolvida a partir de memórias, percepções e narrativas locais. A identidade visual poderá ser usada por empreendedores, prefeituras e comunidade, para valorizar os negócios e fortalecer o território como polo de inovação e criatividade.
Durante o lançamento, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, classificou a ação como um marco. "Essa construção coletiva oferece oportunidades de desenvolvimento pela economia criativa e ajuda a fortalecer o sentimento de pertencimento à região", afirmou. Ele ainda destacou que o plano pode se tornar uma referência não apenas para o Vale do Paraíba, mas para todo o estado e o país.
O prefeito de Bananal e presidente do Consórcio Intermunicipal Novo Vale, William Landim, ressaltou que a proposta valoriza a vida da população local e busca gerar renda e crescimento regional. Já a gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, Juliana Chehouan, explicou que o plano é resultado de meses de trabalho envolvendo diagnósticos, entrevistas e encontros com moradores, empresários e gestores públicos. "A entrega do plano é apenas o começo de uma jornada coletiva. Queremos transformar o Vale em um território vibrante e cheio de oportunidades", concluiu