A Secretaria de Obras da Prefeitura de Taubaté realizou, ao longo deste ano, uma série de ações estruturantes que envolveram serviços emergenciais, preventivos e de manutenção, contemplando diferentes regiões do município.
O setor de galerias foi responsável por importantes trabalhos de desassoreamento, executados no piscinão do bairro Três Marias, no córrego localizado dentro do Cavex (Comando de Aviação do Exército), em trechos dos córregos dos bairros Chácara Silvestre, Campos Elíseos e Itaim, além da cabeceira do córrego próximo ao túnel João Dias, na região do Estoril.
Atualmente, a limpeza e o desassoreamento estão sendo realizados no córrego às margens da avenida Dom Pedro I, na Chácara Silvestre. As intervenções têm como objetivo viabilizar a implantação de uma bacia de retenção, que ampliará a capacidade de armazenamento da água e contribuirá para a melhoria do sistema de drenagem da região.
Todas essas ações visam reduzir o acúmulo de sedimentos e resíduos sólidos, melhorar o escoamento das águas pluviais e, consequentemente, diminuir o risco de alagamentos nas áreas atendidas.
Outro destaque foi a manutenção das galerias de águas pluviais. Somente no segundo semestre, foram executados mais de 160 serviços, incluindo troca de redes de galeria, restauração de caixas de passagem, manutenção de bocas de lobo e reparos em buracos nas vias, entre outras ações.
Entre as obras emergenciais, duas intervenções exigiram resposta rápida da Prefeitura, nas avenidas Antônio Philadelpho Pinto, no bairro Estiva, e Santina Alvissus Fernandes, no Jardim Mourisco. Em ambos os locais, foram realizadas a recomposição das galerias de águas pluviais nos trechos danificados, com instalação de tubos de concreto, aterro, compactação do solo, reconstrução de guias e sarjetas, contando com o apoio das equipes da Usina de Asfalto.
Além das intervenções físicas, o setor de galerias de águas pluviais registrou avanços importantes na metodologia de trabalho, como a implantação de protocolo técnico de vistoria integrada, mapeamento georreferenciado da malha de drenagem e a padronização de relatórios técnicos de erosão, medidas que fortalecem o planejamento e a eficiência das ações futuras.