Setur-SP faz ação promocional para o mercado boliviano

Grupo do país vizinho reinicia as ações de divulgação para operadores e agentes


Depois de sete meses, a Secretaria de Turismo do Estado, junto com o SP Convention & Visitor Bureau e a Secretaria de Turismo da capital, voltou a organizar uma ação promocional, convidando agentes, operadores e influencers para conhecer os atrativos paulistas. O foco desta vez é o mercado boliviano. A iniciativa tem o apoio da companhia aérea Amaszonas Linea Aérea. O grupo chegou a São Paulo na segunda-feira à tarde e voltará para o país andino na quinta, 15.

A Bolívia está no Top 20 emissores de turistas ao Brasil no mercado lazer. Segundo o Ministério do Turismo, em 2019, foram 132.069 turistas ao Brasil. Os principais meios de acesso ao país são o aéreo (62.792) e o terrestre (69.047). Para o Estado de São Paulo, prevalece o aéreo, com 59.809 passageiros no ano passado.

A companhia aérea Amaszonas é boliviana, operando voos regulares e charter com as aeronaves Embraer 190. Em 2015 adquiriu a uruguaia BQB Lineas Aereas e está executando um plano de ampliação das rotas internacionais para a região, principalmente para a Argentina, Brasil e Paraguai. O início das operações para São Paulo/Guarulhos foi em 21 de setembro, a partir de Santa Cruz de la Sierra.

Miss Bolívia

O grupo está fazendo um roteiro diversificado. Além dos clássicos, como museus e o Mercadão, há caminhadas ao livre por bairros como Higienópolis, Pacaembu e Vila Madalena. Entre os influencers está Fabiana Hurtado, a miss Bolívia 2019.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, a proximidade entre os dois países foi fundamental para a decisão sobre o reinício das viagens de familiarização pelo mercado boliviano.