O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba anunciou nesta terça-feira (15), a convocação para a assembleia que marca o início da Campanha Salarial 2021.
A assembleia irá votar na pauta de reivindicações que será entregue aos patrões ainda este mês. A votação irá começar às 7h da quarta-feira (16), e terminar às 18h de quinta-feira (17), pelo site sindmetalpinda.com.br.
De acordo com o presidente da entidade, André Oliveira, o índice da inflação deste ano já está maior do que o ano passado.
"Estamos acompanhando os índices, ainda faltam três meses para fechar o número oficial e já está mais que o dobro do ano passado. É isso que a gente vê nos supermercados, tudo muito mais caro. Sabemos também que os patrões tentam jogar todo o peso da crise nas costas dos trabalhadores, por isso precisamos mostrar nossa unidade. A participação nessa assembleia é fundamental", disse.
Após um ano de pandemia, o número de empregos no ramo metalúrgico de Pindamonhangaba, que é o maior da cidade, já retornou ao nível pré-pandemia, algo que ainda não ocorreu com outras categorias profissionais. O último balanço apontou 6.918 postos de trabalho em abril, 84 vagas a mais do que março de 2020.
A campanha salarial é realizada por vários sindicatos por meio da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT do Estado de São Paulo). A data-base da categoria é 1º de setembro.