Sistema de freios: itens de segurança que fazem a diferença no seu carro!


Está de olho em um carro novo ou quer trocar o seu antigo? Por isso é necessário analisar cuidadosamente as particularidades de cada item que compõe o veículo, sem pensar apenas na economia.

Independente de novo ou usado, o sistema de freios é a parte mais importante a ser checada, pois é ele que faz com que você consiga guiar o carro em segurança.

A princípio, o sistema era composto por freios a disco mas, desde 2014, os freios ABS passaram a ser itens obrigatórios em todos os veículos. Por ser uma mudança ainda recente, as dúvidas sobre a efetividade de ambos ainda é muito comum.

Os dois cumprem bem sua função e até se complementam. Portanto, se você comprou um carro após 2014, o mesmo possui tecnologia de ponta e a mais avançada do mercado. Mas, se você ainda tem um carro com freios a disco não quer dizer que você estará correndo riscos! Abaixo vamos entender melhor um pouco dos dois.

Freios a disco

Os freios a disco foram definitivamente implementados para uso a partir de 1950 em veículos da Citroen. Este sistema é realizado de forma mecânica com um disco preso à roda, no qual ficam montadas pinças com as sapatas. Quando o pedal é acionado, a pinça se fecha pressionando o disco.

No entanto, depois de 64 anos no mercado, uma nova tecnologia veio à tona com os freios ABS, a fim de garantir uma frenagem mais estável e controlável aos veículos - que também se modernizaram.

Freios ABS