Surf Para Todos ultrapassa 4 mil atendimentos e leva aulas gratuitas às praias do Litoral Norte

Iniciativa do Governo de SP em parceria com a Abiep oferece prática de surf aliada à promoção da saúde mental; nova etapa será em Camburí


A caminho da sua terceira etapa em 2025, o Surf Para Todos, iniciativa da Secretaria Estadual de Esportes em parceria com a Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Pranchas (Abiep), tem conquistado destaque ao levar aulas gratuitas de surf para o Litoral Norte paulista. O programa já soma mais de 4,4 mil pessoas atendidas entre os meses de março e julho, nas praias de Boracéia e Juquehy, em São Sebastião.

A primeira etapa, realizada em Boraceia de 27 de março a 18 de junho, contabilizou 2.729 participantes. Já a segunda, em Juquehy, entre 29 de maio e 20 de julho, registrou a presença de 1.712 alunos.

"Conseguimos atingir o piso da meta. Mesmo com o inverno, não ficamos um dia de aula sem alunos. Nosso objetivo é bater a casa das 9 mil pessoas atendidas até o fim do ano", afirmou Romeu Andreatta, presidente da Abiep.

Além da prática esportiva, o programa desenvolve uma base de dados sobre o impacto do surf na saúde mental dos participantes. Na etapa de Boracéia, os dados revelam que 62,6% dos alunos relataram sentir um nível de bem-estar moderado, enquanto 27,2% afirmaram alcançar um nível de bem-estar alto após participarem das aulas.

Agora, o Surf Para Todos parte para a Praia de Camburí, onde permanece de 30 de julho a 28 de setembro. Depois, o circuito segue para Maresias (2 de outubro a 23 de novembro) e Guaecá (14 de dezembro a 15 de fevereiro de 2026).

Mais informações estão disponíveis no site oficial: surfparatodossp.com.br.