A Suzano, maior produtora mundial de celulose, alcançou em 2024 o índice de 27,3% de mulheres em cargos de liderança - posições de gerência e superiores - e está cada vez mais próxima de cumprir a meta de chegar a 30% até o fim de 2025. O resultado reflete o avanço de ações estratégicas voltadas à Diversidade, Equidade e Inclusão na companhia.
Entre os destaques de 2024, 40% das admissões para cargos de gerência e superiores foram de mulheres, frente aos 33% registrados em 2023. Em relação a promoções internas para cargos de gerência funcional, o índice foi de 38% neste ano, contra 25% no anterior.
Segundo Aline Carvalho, gerente de Gente e Gestão, o progresso é reflexo do compromisso firmado pela empresa desde 2020. "Trabalhamos continuamente para ampliar a representatividade feminina, desde a atração de talentos até a formação de lideranças. Nosso objetivo é garantir que as mulheres tenham cada vez mais espaço nas indústrias e no setor florestal", afirma.
A empresa também obteve avanços nos programas de entrada e formação de novos profissionais: 64% das vagas de estágio em 2024 foram ocupadas por mulheres; nos programas de Trainees e Jovens Executivos, o índice foi de 57%; e no Jovem Aprendiz, 56%.
Na unidade de Jacareí, a trajetória de Andreia Aparecida Leite de Souza, atual coordenadora de Fábrica, é exemplo de desenvolvimento interno. Ela ingressou na empresa como operadora em 2001 e foi a primeira mulher a atuar na área de Segurança da unidade. Ao longo dos anos, assumiu novos desafios, participou de formações e passou por diversas áreas operacionais, até assumir a liderança da fábrica.
"Cada obstáculo superado fortaleceu minha resiliência e me preparou para os desafios da liderança", afirma Andreia.
Para acelerar a presença feminina em posições estratégicas, a Suzano mantém iniciativas como o programa Cultivar, que capacita mulheres para atuar nas operações florestais com possibilidade de contratação, e o D , voltado ao desenvolvimento de mulheres e pessoas negras para cargos de liderança. Em 2024, mais de 200 pessoas participaram dessas ações, sendo 66% mulheres.
Mais informações sobre os compromissos de diversidade da companhia podem ser acessadas no Relatório de Sustentabilidade: www.suzano.com.br/relatorio2024.