Taubaté faz ação para remoção de criadouros do Aedes aegypti
Esta ação é organizada em todo o país por meio do Instituto Limpa Brasil e tem o objetivo de reforçar a parceria com a população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti
Agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté participam no próximo sábado (19), de ações de conscientização junto à comunidade do Cecap para marcar o Dia Mundial da Limpeza.
Em razão do isolamento social imposto pela situação sanitária no país com a pandemia do coronavírus, o tema do Dia Mundial da Limpeza deste ano será "Cada um no seu quadrado", com ações que abrangem o ambiente domiciliar.
A região do Cecap foi escolhida por concentrar os casos confirmados de dengue mais recentes no município, onde os mosquitos estão contaminados e transmitindo a doença. As atividades no bairro devem começar por volta das 8h30 e seguem até 16h30.
A primavera começa em todo o Brasil a partir da próxima terça-feira, dia 22 de setembro. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do país. A elevação das temperaturas e o aumento das chuvas colaboram com a proliferação do mosquito e um maior risco de ocorrências de doenças.
O apoio e conscientização da população são essenciais neste momento, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Taubaté soma até a primeira quinzena de setembro 2.131 casos positivos de dengue, entre os quais cinco mortes. São 2.118 casos autóctones e 13 casos importados.