O diretor de Gente e Gestão da Cervejaria Ambev, Renato Biava, listou cinco dicas fundamentais para lideranças que acabaram de receber um estagiário na equipe. Para ele, o líder deve ter consciência de que seu papel é também o de mentor e, sobretudo, o de integrar o jovem ao time e estar à disposição para o apoio necessário, além de oferecer desafios que estimulem seu desenvolvimento.
Confira as 5 dicas que Biava considera indispensáveis para quem acaba de ter um estagiário.
1. Promova uma visão 360º
A experiência do estagiário não deve ficar restrita à área em que ele atua. Busque alternativas que permitam ao jovem profissional ter uma visão 360º dos negócios da empresa.
2. Incentive o aprendizado constante
Quanto mais aprendizado e troca de experiências forem geradas nas companhias, mais capacitados estarão os profissionais. Para isso, a curiosidade e a ambição pelo aprendizado constante do estagiário devem ser vistas com bons olhos e ter sempre o apoio da liderança.
3. Estimule a autonomia
A prática é uma das melhores escolas para o aprendizado. Tocar projetos e iniciativas com autonomia permite que o estagiário desenvolva habilidades como, por exemplo, confiança, comunicação e espírito de liderança.
4. Proporcione uma experiência de impacto
Tendo espaço para trabalhar a autonomia dentro do time, é natural que o estagiário encare novos desafios como oportunidades para o crescimento. Busque engajar os talentos com iniciativas que vão estimular a criatividade, assim eles poderão ver na prática o impacto positivo dessas ações na empresa.
5. Simplifique as relações líder x estagiário
Tenha sempre em mente a importância de oferecer suporte quando necessário e esteja aberto quando os profissionais buscarem seu auxílio. É importante que essa troca seja sempre acessível e descomplicada, até para gerar conhecimento para os estagiários.