A partir desta sexta-feira (1º), a Prefeitura de São José dos Campos dará início aos testes com os novos equipamentos de fiscalização eletrônica. A avaliação integra a fase final do processo de licitação na qual a empresa, provisoriamente classificada no pregão presencial, comprova se os aparelhos apresentados cumprem todos os requisitos previstos no edital.
Os testes serão realizados durante dez dias, em diferentes vias da cidade, com a função de verificar a qualidade de captação de imagens diurna e noturna, a eficácia de fiscalização dos aparelhos, bem como a contagem volumétrica de veículo, entre outros.
A rua Caravelas e a avenida George Eastman, ambas no Parque Industrial, região sul, e o cruzamento das avenidas Pedro Friggi com Cidade de Washington, no bairro Vista Verde, região leste, foram os locais escolhidos para a instalação dos equipamentos.
Cada um dos quatro modelos: lombada eletrônica, portal OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), avanço semafórico e radar móvel serão submetidos à avaliação da comissão criada para acompanhar todas as etapas do processo. Caso os equipamentos estejam de acordo com as exigências do edital, a empresa será considerada habilitada para operar o sistema na cidade.
Ao todo serão 178 equipamentos de fiscalização eletrônica com sistema OCR divididos entre 77 bases fixas, 44 avanços semafóricos, 15 lombadas eletrônicas, 40 portais OCR, além dos dois aparelhos móveis que serão utilizados de acordo a programação feita pela equipe técnica da Prefeitura, em diferentes pontos não contemplados com equipamentos fixos.
A comunicação da Prefeitura de São José dos Campos ainda clarece que as informações sobre o processo de licitação, assim como a retomada da fiscalização feita pelos radares são divulgadas somente pelo site da Prefeitura ou pelas mídias oficiais do município.