Funcionários do Grupo Golden - Transporte e Logística da Minalba Brasil realizaram um protesto nesta quinta-feira (20) em Pindamonhangaba, em resposta ao acidente fatal ocorrido na última terça-feira (18) durante uma escavação.
A vítima, Claudenor Izidio da Silva, de 49 anos, estava verificando a profundidade de uma vala quando uma grande quantidade de terra desmoronou sobre ele, soterrando-o. Um operador de escavadeira tentou resgatá-lo, mas, ao ser retirado, Claudenor já aparentava estar inconsciente.
As obras fazem parte da expansão do centro de distribuição da Minalba, e a responsável pela construção é a Build Steel Estruturas Metálicas & Construções. Segundo a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom), imagens enviadas por trabalhadores indicam falhas graves na segurança da obra, como a ausência de escoras nas valas, um item obrigatório para evitar desmoronamentos. Além disso, não foi feito um talude, método que garante maior estabilidade ao solo.
As denúncias também incluem falta de sinalização adequada, ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas e luvas, e relatos de trabalhadores atuando sem registro e até de chinelo na obra.
"Nos assusta o número de acidentes fatais. Mais um trabalhador perdeu sua vida, e os sindicatos continuam recebendo denúncias sobre a falta de condições de segurança. Não podemos aceitar. Por isso, estamos aqui hoje, com a presença de vários sindicatos da região", afirmou José Carlos, coordenador da subsede da CUT no Vale do Paraíba.
O protesto recebeu apoio de diversos sindicatos, incluindo os Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Condutores do Vale do Paraíba, Papeleiros de Jacareí, Construção Civil de São José dos Campos e os Sindicatos da Alimentação de Guarulhos e Santos.
NOTA OFICIAL DO GRUPO GOLDEN MINALBA:
"Na data de hoje, acompanhamos a manifestação de representantes sindicais em frente à empresa e reforçamos nosso compromisso com a transparência e o diálogo. Esclarecemos que o acidente ocorrido não teve relação com as atividades da empresa Golden ou de seus parceiros.
O funcionário vitimado não era colaborador da GOLDEN tampouco de nossos locatários, mas prestava serviços para uma empresa de engenharia que fazia serviço de drenagem no terreno.
Ainda assim, estamos prestando total suporte às autoridades policiais para os devidos esclarecimento dos fatos, atuando em conjunto com o Sindicato.
Reiteramos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares que estão recebendo o atendimento da empresa responsável.
Seguimos solidários e comprometidos em contribuir com todas as medidas necessárias."
ERRATA
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba publicou nesta tarde (20), uma errata sobre o acidente fatal ocorrido na empresa Grupo Golden - Transporte e Logística da Minalba Brasil. Segundo eles:
"A investigação da Polícia Civil concluiu que a empresa Build Steel Estruturas Metálicas & Construções, apesar de utilizar a mesma portaria do Grupo Golden - Minalba, não é responsável pelas obras de expansão da empresa de logística, como afirmavam os trabalhadores. Ela foi contratada pelo proprietário do terreno para construir outros galpões no final do terreno. Descobrir a construtora responsável pela obra do acidente fatal ainda é motivo de investigação da Polícia Civil."