A Sabesp reforçou o abastecimento do Sistema Itamambuca, que atende a 600 imóveis dessa região em Ubatuba, para a alta temporada 2020. Uma força-tarefa instalou uma bomba para captação de reforço no Rio Itamambuca.
A ação durou cerca de 4 horas e envolveu 10 funcionários na instalação da bomba. Para a realização do trabalho, a Companhia contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal devido à necessidade de interromper o tráfego em uma das faixas da rodovia Governador Mario Covas (BR 101) para que o guindauto pudesse operar em cima da ponte.
Em razão das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dez dias de 2019 o sistema Itamambuca ficou bastante obstruído por areia e os técnicos da Companhia precisaram desassorear o trecho do rio onde o equipamento foi instalado.
Conforme explica o gerente da Sabesp em Ubatuba, Fabio Okamoto Fagundes, o principal objetivo da instalação desse equipamento, que fica apoiado sobre boias, é captar água com mais força e rapidez para atender à demanda da alta temporada.
"Um fato importante a ser destacado é que não investimos recursos financeiros para essa operação. Utilizamos esse sistema há cerca de 3 anos e instalamos esse equipamento com foco no verão. A bomba capta água e a destina para uma Estação de Tratamento auxiliar que só opera nesta época do ano, como reforço de vazão e consequentemente de distribuição", finalizou Fagundes.