UFSCar abre inscrições para vagas remanescentes do Edital à Inclusão Digital

São 270 auxílios no valor de R$ 1.500 para compra de computadores, além de chips para acesso à internet.


A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) disponibiliza 270 auxílios aos estudantes de graduação, no valor de R$ 1.500, destinados à compra de computadores. Para acesso à internet serão entregues chips a todos os estudantes que preencham as condições necessárias. As inscrições têm início nesta segunda (19) e seguem até quarta (21).

Podem se candidatar estudantes de graduação com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos e que estejam inscritos em disciplinas do Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE). Demais condições para inscrição estão disponíveis no edital.

O auxílio à compra de computadores provém do orçamento da UFSCar. Já o auxílio para acesso à internet será custeado pelo Ministério da Educação (MEC) aos estudantes com renda per capita de até 0,5 salário-mínimo. A UFSCar custeará o acesso à internet dos estudantes entre 0,5 e 1,5 salário-mínimo.

As aulas presenciais foram suspensas em 16 de março devido à pandemia. Naquele momento, a Universidade optou por interromper o período letivo da graduação, uma vez que nem todos teriam condições de acompanhar as atividades que viessem a ser realizadas a distância.

De abril a julho ocorreu o Período Letivo Suplementar, com atividades de monografia, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPES).

A oferta e a adesão às atividades foram facultativas tanto aos professores quanto aos estudantes. Em 31 de agosto teve início, o Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE), com atividades curriculares sendo realizadas a distância.