Vacinação contra a gripe segue disponível em São Sebastião mesmo após fim da campanha nacional

Cobertura vacinal atinge 80,59% no município, mas grupos prioritários ainda estão abaixo da meta do Ministério da Saúde


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacinação contra a gripe (vírus Influenza) continua disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, mesmo após o encerramento da campanha nacional no fim de maio. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população, especialmente dos grupos prioritários.

A cobertura total foi de 80,59% em todas as regiões da cidade. Segundo a enfermeira Alana Framba, responsável pela Vigilância Epidemiológica do Centro e da Costa Norte, a adesão desses grupos é fundamental para evitar agravamentos da doença, internações e até mortes.

Durante o mês de maio, foram registradas 11.414 doses aplicadas na população em geral que procurou as unidades de saúde para se vacinar. Apesar do esforço das equipes, a cobertura entre os grupos prioritários permanece abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 92%. Em São Sebastião, o índice geral foi de 80,59%, mas apenas 34,3% dos idosos, gestantes e crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias foram vacinados.

A vacinação segue disponível nas USFs, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar, é necessário levar o cartão SUS, documento com foto e a caderneta de vacinação.

A secretária adjunta da Saúde, Mara Abreu, reforça: "A vacinação é um gesto de cuidado e responsabilidade com a própria saúde e com a de toda a comunidade. Quando uma criança, um idoso ou uma gestante não se vacina, ela está mais vulnerável a complicações graves. Vacinar é um ato de amor à vida. Nossa missão é proteger, e contamos com cada munícipe para fortalecer essa rede de proteção coletiva", destacou.