Caçapava intensifica combate às queimadas com campanha de conscientização

O objetivo é alertar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas urbanas e rurais


Entre maio e setembro de 2025, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Defesa Civil, promove a campanha "Caçapava contra Queimada", que integra a Operação SP Sem Fogo, do Governo do Estado de São Paulo.

O objetivo é alertar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas urbanas e rurais, especialmente neste período do ano, em que o tempo seco e os ventos facilitam a propagação do fogo. Além dos impactos ambientais, as queimadas representam sérios riscos à saúde, ao meio ambiente e à segurança da população.

Queimadas geram fumaça tóxica, que compromete o sistema respiratório, empobrecem o solo, colocam em risco a fauna silvestre e podem causar perdas materiais e até de vidas humanas. Além disso, o uso do fogo para a limpeza de terrenos, eliminação de folhas secas, lixo ou pastagens é considerado crime ambiental e está sujeito a multa, de acordo com a Lei Municipal 4678/2007.

A participação da população é fundamental no combate às queimadas. A recomendação é clara: não use fogo para limpeza de áreas, seja na zona urbana ou rural. Para denunciar queimadas irregulares, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo telefone ou WhatsApp (12) 3652-9217. Em casos de emergência, o acionamento deve ser feito aos Bombeiros (193) ou à Defesa Civil (199).