Cerca de 120 litros de lixo foram retirados durante ação de limpeza na praia Martim de Sá em Caraguatatuba

A ação realizada pela equipe do aplicativo Trilhas foi marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente


Cerca de 120 litros de lixo são retirados da praia Martim de Sá durante ação de limpeza em CaraguatatubaCerca de 120 litros de lixo são retirados da praia Martim de Sá durante ação de limpeza em Caraguatatuba (Foto : Nelson Oliveira e Pina Photoss)

No último sábado (5), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e com isso, a equipe do aplicativo Trilhas organizou uma ação de limpeza na praia Martim de Sá em Caraguatatuba. Com um grupo de munícipes voluntariados, a equipe foi completa com 16 pessoas engajadas na ação. O grupo estendeu o destino passando também pela trilha da Pedra do Jacaré.

A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (Samaap), que forneceu sacos de lixo e luvas; da Sabesp, que forneceu água potável para os voluntários; da empresa Açaí Mix JCR e da proprietária do quiosque Baleia Branca, Dona Margarida, que disponibilizou seu quiosque como ponto de apoio para os voluntários da ação.

Os locais continham uma grande quantidade de microlixo. Nas areias e gramados, que aparentemente limpos, estavam escondidos muitos resíduos. As bitucas de cigarro eram as mais encontradas, seguido pelos canudos plásticos, pedaços de isopor e tampas de garrafa pet.

No total, cerca de 120 litros de resíduos como plásticos em decomposição, guardanapos, latas, papel de bala, escovas de dente, garrafas de vidro e até talheres foram retirados entre a orla da praia Martim de Sá e da trilha da Pedra do Jacaré.

"Encontramos mais lixo do que eu esperava para uma praia que é famosa por ser turística e limpa, e impressiona a quantidade de bitucas de cigarro!", destaca o estudante de Biologia, Felipe Salvador Pina, voluntário que participou da ação.

Beatriz, colaboradora do aplicativo e os volunta?rios Joa?o Victor e FelipeBeatriz, colaboradora do aplicativo e os volunta?rios Joa?o Victor e Felipe (Foto : Nelson Oliveira e Pina Photoss)

Além da retirada de resíduos, a equipe realizou abordagem de banhistas para conscientizar sobre o descarte correto de lixo do que é consumido nas areias. Para engajar ainda mais, a equipe entregou sacolas biodegradáveis para quem estava na praia, a fim de incentivar que cada um retire seu lixo ao deixar a praia.

O CEO do TrilhasApp, Xico Namastê, destacou que "É cruel ver o número de espécies marinhas em extinção, ou a caminho dela, devido à poluição humana das nossas praias e dos rios. Portanto, se envolver diretamente com essas campanhas de conscientização reflete os valores da nossa empresa, assim como nos permite conscientizar para a preservação do que temos aqui, na nossa região".

O Aplicativo Trilhas disponibiliza gratuitamente a sua plataforma para autônomos em situação de vulnerabilidade através do SOS Trilhas. Para saber mais, acesse aqui.