Chuva deixa pontos do Litoral em alerta para alagamentos e deslizamentos

Além disso, o fim de semana de ser de chuva. Informações foram divulgadas pelo Climatempo, com base nos dados do Cemaden


A chuva moderada a forte e persistente que cai desde a madrugada desta feira no Litoral Norte de São Paulo e em áreas do Vale do Paraíba deixa estas regiões em alerta para alagamentos e deslizamentos. A mudança no tempo foi provocada pela passagem de uma frente fria. (veja alerta pelo link)

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou mais de 100 mm em 24 horas em vários locais de Ubatuba e Ilhabela. O Litoral Norte recebeu os maiores volumes de chuva até às 10 horas. Em Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, a chuva deixou ruas e casas alagadas.

Mais chuva
A situação ainda deve ser agravar nas próximas 24 horas, pois a previsão é que a chuva continue persistente, moderada a forte durante várias horas, na tarde e noite de sexta (26) e madrugada de sábado (27).

A pior situação, de chuva mais volumosa, é para o Litoral Norte e para a Serra do Mar. Durante a manhã do sábado, a expectativa é de que a chuva diminua, mas não pare completamente. Períodos de melhoria, já com a presença de momentos com sol, podem ocorrer na tarde do sábado, mas ainda há risco de chuva nessa região e também no Vale do Paraíba.

Para o domingo, a previsão é de que o sol volte a aparecer forte durante várias horas, mas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde, porém com curta duração e só em alguns locais. Não há previsão de chuva generalizada no domingo.



Mar agitado
A população que está no litoral paulista deve ficar atenta ao mar agitado. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca. O mar deve se manter alto e agitado no fim de semana, causando situação de represamento que poderá comprometer o escoamento da água do continente em algumas praias. A lua cheia no dia 31 de janeiro colabora para manter a maré alta.